Páginas

Huuuuuum!

Nada de deboches...
Nada de futilidades...
Nada de gracinhas...
Surpreenda!
Blasè é colocar-se em um lugar que só você cabe!
Dizem que blasè é ser entendiado, mas, sentir o mundo com minimalismo não é um tédio, é inteligência.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A MARMELADA DE MONTEIRO LOBATO


"País de mestiços, onde branco não tem força para organizar uma Ku Klux Klan, é país perdido". São palavras do pai da boneca Emília, uma das personagens mais deliciosas da literatura infanto-juvenil mundial. Pasmem, senhores! Pois, é de cair o queixo mesmo. O autor do"Sítio do Picapau Amarelo" foi incisivo em sua declaração acerca de uma etnia pura, que está dissertada em matéria brilhante de André Nigri, publicada na Revista Bravo!, edição 05/2011.
Monteiro Lobato manteve correspondência com os cientistas Arthur Neiva e Renato Kehl e aderiu a ideia de estabelecer no país a prática da eugenia, ditada em plena Alemanha nazista, em prol de um "espírito brilhante". Com os novos amigos obteve informações de uma nova linhagem de criaturas que poderiam ser "reproduzidas" para a unificação nacional. Hum! Será que isso já não foi visto em outro lugar?
O senhor Sabugosa, o gênio-de-milho, de repente explicaria tanta propriedade! Lobato, com sua intelectualidade indiscutível, endossou com classe e fineza que racismo é apenas uma questão de seleção. Cada macaco no seu galho!
Enfim, palavras ditas que não precisam ser sacramentadas. Vale mais a pena ficar com a sabedoria caipira do Jeca Tatu.
Para saber mais sobre essa marmelada vencida, é só acessar
http://bravonline.abril.com.br/conteudo/literatura/monteiro-lobato-racismo-629711.shtml

E divulgar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário